terça-feira, 4 de setembro de 2018

Le Monde Diplomatique Brasil - EDIÇÃO 134 - SETEMBRO DE 2018


Nesta edição, quais as propostas do campo conservador para economia, educação, saúde, segurança, meio ambiente e agricultura? Odilon Guedes chama atenção para os perigos da proposta de reduzir impostos sem atacar o profundamente injusto sistema tributário brasileiro; Euzébio de Souza, Ana Luíza Matos de Oliveira e Barbara Vazquez destacam o engano por trás da ideia dereduzir direitos para combater o desemprego; Adhemar Mineiro e outros técnicos do Dieese contestam o senso comum que defende a eficiência da gestão privada sobre a pública; Ligia Bahia alerta para o risco de desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS); José Ruy Lozano desmistifica a militarização dos colégios estaduais, o Escola sem Partido e a entrada do grande capital na rede privada de ensino; Bruno Paes Manso, Renato Sérgio de Lima e Samira Bueno denunciam as propostas para a segurança pública que defendem e louvam a violência como resposta à violência; e Sergio Leitão e Jaqueline Ferreira avaliam as propostas dos candidatos para os setores agropecuário e ambiental.


E mais:

• A rede catari Al Jazeera conseguiu infiltrar um investigador no lobby pró-Israel dos Estados Unidos. O material produzido virou um documentário que revela como esses grupos de pressão espionam e perseguem cidadãos norte-americanos em seu próprio país. A exibição do conteúdo, contudo, foi congelada pela própria Al Jazeera segundo determinação do governo do Catar, preocupado em não contrariar Israel em sua disputa com a Arábia Saudita. O jornalista Alain Gresh, entretanto, conseguiu assistir aos quatro episódios do documentário, de 50 minutos cada, em sua versão quase final, e revela o conteúdo nesta edição do Le Monde Diplomatique Brasil.
• Em balanço dos dez anos da crise econômica mundial, Serge Halimi e Pierre Rimbert criticam o peso excessivo jogado pela mídia em uma clivagem entre liberais e a nova direita, chamada de populista. Constrangem a população a escolher entre dois males que, no final do dia, perseguem o mesmo projeto econômico.
• Nossa bandeira sempre será vermelha! – Nos Estados Unidos, professores de estados governados pelos conservadores republicanos (partido identificado com a cor vermelha; em oposição aos democratas, azuis) contestam a política de abandono dos serviços públicos. É o movimento Red for Ed (Vermelhos pela educação), que joga com a associação da cor com a tradição socialista.
• A globalização explicada pelos salmões. Enviado especial para o Chile e para a Noruega, Cédric Gouverneur investiga o fato de que, atualmente, metade dos peixes consumidos no mundo vem de uma criação. A aquicultura, resposta imperfeita para o esgotamento dos recursos técnicos da pesca, provoca significativas ameaças ambientais e sanitárias.
• Rudá Ricci faz um balanço do processo de militarização das escolas públicas no Brasil.
• Um grupo de doutorandos, mestrandos e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro traça um perfil dos candidatos à presidência da República: Marina, Bolsonaro, Lula, Alckmin, Ciro e Boulos.

Além disso: O fiasco da privatização das escolas na Suécia • Como Israel tornou-se uma etnocracia, estabelecendo um regime de apartheid • Resultado da votação presidencial ameaça a paz na Colômbia • Cooperativas de mineradores bolivianas • Na República Centro-Africana, a falência da comunidade internacional.

EM BREVE NAS BANCAS OU FAÇA A SUA ASSINATURA E LEIA AGORA: 

0 comentários:

Postar um comentário