segunda-feira, 16 de março de 2015

Exposição "As Meninas do Quarto 28“ chega a Brasília



O Museu Nacional da República, em Brasília, exibirá entre os dias 20 de março e 30 de abril a exposição "As Meninas do Quarto 28“. A mostra relata, através dos desenhos feitos por meninas judias, o dia a dia de cerca de 50 crianças que viveram no campo de concentração de Theresinstadt, próximo à cidade de Praga, durante a Segunda Guerra Mundial.

Durante a ocupação da Checoslováquia pelos nazistas, crianças de 12 a 14 anos moravam juntas no Quarto 28 do campo de concentração de Theresinstadt. Das milhares de crianças deportadas ao campo, apenas 93 sobreviveram. Entre estas, 15 são sobreviventes do Quarto 28.

Apesar da situação miserável e do racionamento de comida, essas meninas puderam ter contato com professores, compositores e artistas – todos também prisioneiros do campo e judeus – que tentavam minimizar o sofrimento com atividades que as ajudariam a acreditar que aquela difícil situação seria transitória.

Nesse grupo de adultos estava a artista plástica Friedl Dicker Brandeis que, deportada para o campo em 1942, levou poucos pertences pessoais e muitos materiais artísticos nas suas duas malas.

Friedl Dicker Brandeis ficou quase dois anos em Theresienstadt e conseguiu esconder os quase cinco mil desenhos de seus alunos em suas malas antes de ser levada para Auschwitz, em 1944. Esses desenhos foram encontrados 10 anos depois da guerra e levados para o museu judaico em Praga.

Local: Museu Nacional - Setor Cultural Sul, Lote 2 - Esplanada dos Ministérios - Asa Sul, Brasília 
Horário de visitação: terça a domingo, 9h às 18h30
Data: 20/03/2015 a 30/04/2015
Entrada Gratuita

0 comentários:

Postar um comentário